Texto Opinativo

Por mais de um ano, utilizei meu perfil no Medium para expor opiniões sobre diversos assuntos relacionados a futebol. Desde junho de 2023, passei a escrever esses textos na minha coluna, no site do RÉTRIQUE.

Meus Textos

Sangue, fanatismo e corrupção: conheça La 12, a principal torcida organizada do Boca Juniors

O Fluminense venceu o Boca Juniors no Maracanã por 2 a 1 e ficou com o título da Libertadores de 2023. Nos dias anteriores à decisão, vários torcedores do clube argentino começaram a chegar no Rio Janeiro e alguns foram recebidos com violência por grupos adeptos do clube Tricolor. Na praia de Copacabana, os argentinos foram agredidos e tiveram celulares, dinheiro e documentos roubados.

Algumas horas após o primeiro acontecido, uma foto foi publicada nas redes sociais mostrando um grupo de torce

Para os que acreditam que futebol e política não se misturam

Em meio aos ignorantes que não aceitam a relação entre futebol e política e os emocionados que necessitam de exposição na internet, uma série de manifestações acontecem no mundo inteiro. Realizadas pelos mais diversos grupos, é claro que as torcidas organizadas também trouxeram a público as suas opiniões por meio de cânticos e bandeiras.

Na Escócia, o Celtic, time que possui origem do proletariado e identifica-se com pautas mais à esquerda no âmbito político, estendeu duas faixas com as frases

Nas alturas, o Internacional escolheu voar

Quartas de final da Libertadores, ninguém chega até aqui por acaso. É evidente que o Bolívar é muito inferior ao Internacional – seja por elenco atual, seja por história – mas isso não tira o fato de que é um clube que deve ser respeitado e nunca menosprezado.

Além do aporte financeiro do Grupo City, dono do poderoso Manchester City, o time boliviano costuma ter uma ajuda quando joga diante do seu torcedor, em La Paz. A altitude de 3.600 metros é um grande pesadelo dos brasileiros e costuma tra

O Gigante pulsou e o River tremeu

Ontem foi um dia mágico na vida de cada torcedor colorado. O que para alguns pode parecer uma simples classificação, para nós foi um grito de alívio misturado com euforia. Sejam os 50 mil presentes no Beira-Rio – responsáveis pela festa mais linda de uma torcida brasileira nos últimos anos – sejam os mais de 7 milhões que acompanharam de casa, ontem foi o dia que cada adepto do Sport Club Internacional esperou por anos.

A arbitragem tentou ser protagonista, quando não marcou o pênalti em Bustos

Guia Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023

A bola já começou a rolar pela Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 e o torcedor brasileiro conta as horas para a estreia da Seleção. Nesta segunda (24), a equipe enfrenta o Panamá e dá o pontapé inicial na busca pelo título inédito da competição. Em meio a uma mudança geracional no elenco, o Brasil não é visto como favorito pela maioria dos analistas, mas não é descartado como uma possível surpresa no mundial.

O Brasil está no Grupo F ao lado de França, Jamaica e do estreante em copas, Panam

Guia Copa do Mundo Feminina 2023

Veja quem deve se destacar na competição que inicia nesta quinta-feira (20)

A espera está acabando! A Copa do Mundo de Futebol Feminino vai começar e promete ser a maior edição do torneio até hoje. Com sedes na Austrália e Nova Zelândia, a competição terá início na quinta-feira (20) e encerramento no dia 20/08. O jogo de abertura será disputado entre Nova Zelândia e Noruega, no Eden Park, em Auckland, às 4h (de Brasília). Quanto à final, as duas melhores equipes vão se enfrentar em Sydney, no A

Qual Neymar caberia no Manchester City?

Cabelo moicano, chuteira colorida e muitos dribles. O surgimento de Neymar foi tão impactante no futebol brasileiro, que conquistou as crianças e adolescentes de forma rápida. Os mais antigos nunca foram fãs do seu estilo marrento e chamativo, mas nunca questionaram a sua capacidade com a bola no pé. De fato, o jogador sempre foi um craque para todos.

Jogando em solo brasileiro, conquistou multidões, lotou estádios e fez milhões de pessoas assistirem às partidas do Santos e da Seleção Brasileir

Um adeus a Edson e mais uma reverência ao Rei

O termo “rei” é geralmente designado para se referir a um chefe de Estado ocupante do trono real, sendo assim, atua como o grande soberano de um reino.
Criado pelos ingleses, em 1830, o grande reino do futebol foi se tornando popular e ganhou notoriedade entre os diferentes povos espalhados pelo mundo. No Brasil, o esporte se tornou um símbolo nacional. O jogo vistoso, os inúmeros craques e os cinco títulos mundiais renderam a alcunha de “país do futebol”. Fato que orgulha os brasileiros e é reconhecido mundialmente.

Brasil dá show contra Coreia do Sul e segue na luta pelo hexa

Nos últimos três jogos, algumas dúvidas foram criadas com relação a atuação da equipe diante da ausência de alguns jogadores. Neymar e Danilo saíram machucados na primeira partida, Alex Sandro, na segunda, e Gabriel Jesus e Alex Telles tiveram lesões confirmadas após o término do terceiro jogo, sendo cortados do restante da competição.

O jogo começou agitado e o torcedor brasileiro teve motivos para se animar logo no início. Aos 7 minutos, Raphinha fez boa jogada no lado direito e cruzou para a

Reservas salvam o Brasil em jogo complicado contra a Suíça

O segundo jogo do Brasil nessa Copa do Mundo foi longe do que o torcedor imaginava e desejava. Apesar das lesões de Danilo e Neymar, o impacto causado pela primeira partida, contra a Sérvia, foi grande e fez com que muitos acreditassem em um placar mais confortável para a partida contra a Suíça.

Sem Neymar e Danilo, Tite escalou Éder Militão na lateral direita e Fred no meio de campo, com Lucas Paquetá armando as jogadas. O time perdeu criatividade sem o camisa 10 e o treinador optou por ter um

Futebol seguro e confiante: Brasil estreia com vitória na Copa do Mundo

A estreia na Copa do Mundo sempre requer muita atenção e pode ser decisiva para uma equipe na busca pelo título. Há dois dias, o mundo viu a Argentina perder de virada para a Arábia Saudita, em um confronto no qual o favoritismo dos Hermanos era claro. Da mesma forma, ontem a Alemanha foi surpreendida pelo Japão e foi derrotada pelo mesmo placar. Basicamente, a pressão do favoritismo é algo difícil de controlar e existia uma certa insegurança do torcedor brasileiro sobre a partida contra a Sérvi

Herói artilheiro: Sadio Mané

Para milhões de jovens espalhados pelo mundo ser jogador de futebol é o grande sonho e ápice a ser atingido na vida. Muito mais complexo do que se imagina, o meio do esporte mais popular do mundo é injusto e inacessível para muitos, já que privilegia aqueles que possuem melhor estrutura para treinar, além daqueles que possuem contatos dentro do ramo.

Atual 2º melhor jogador do mundo, de acordo com a France Football, o craque senegalês é dono de um dos maiores salários do futebol, recebendo cerc

Em jogo de 6 gols, Inter vence Goiás e mantém vice-liderança

Na manhã de domingo (9), o Internacional venceu o Goiás por 4 a 2 em jogo válido pela 31ª do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho fez valer o apoio do seu torcedor e o ótimo desempenho que possui dentro do Estádio Beira-Rio.

O primeiro tempo foi de muita intensidade e de muitos gols. Com 13 minutos de bola rolando, após jogada bem trabalhada, Pedro Henrique cruzou e Maurício abriu o placar para o time da casa. Aos 33, Bustos colocou a mão na bola e o juiz marcou pênalti para o esmeraldino. O ar

No país do futebol, o grande craque é um português

Não é nenhuma novidade que o Brasil é o país do futebol. O jeito moleque de jogar, os 5 títulos mundiais e os inúmeros craques revelados em solo tupiniquim engrandecem essa alcunha carregada pelo nosso país há décadas.

Muito se lamenta a escassez de craques como os de antigamente, aqueles que tinham “alegria nas pernas”, como diria Felipão. Jogadores como Pelé, Garrincha, Rivellino, Ronaldinho e Ronaldo deram lugar a atletas também talentosos, mas que prezam muito pela intensidade física e pelo estudo do jogo.

O Inter pode sonhar em 2022?

Mano Menezes foi chamado para assumir o comando técnico do clube e as coisas começaram a mudar. Na época, eu não estava tão empolgado com a chegada dele, afinal seus últimos trabalhos não foram tão bons a ponto de o treinador chegar no Beira-Rio com tanto prestígio. Apesar disso, o que Mano faz até aqui é impressionante e permite o torcedor colorado sonhar com títulos nessa temporada.

É notável a dificuldade do Campeonato Brasileiro, ainda mais quando se tem de competir com equipes financeirame

O que esperar dos grupos da Copa do Mundo 2022?

A Copa do Mundo só começa em novembro, mas podemos dizer que o clima do torneio já está presente entre todos os admiradores do futebol.

Na tarde de hoje (1º), pelo horário de Brasília, tivemos o evento que sorteou os grupos da Copa do Mundo 2022, sediada no Catar. Além dos confrontos, foram apresentados ao público o mascote, “La’eeb”, palavra árabe que significa “Jogador Muito Habilidoso” e a música tema do torneio, “Hayya Hayya”, “Melhor Juntos” na tradução para o português.

Quanto ao sorteio

Tudo Normal no Sul

Visto por muitos como o maior clássico do país e um dos mais importantes do mundo, o Gre-Nal 435 tinha data marcada para ontem (26/02/2022) no estádio Beira-Rio, e como sempre acabou mobilizando uma série de torcedores de diferentes cidades, que dividem o estado do Rio Grande do Sul em prol da paixão ao seu time do coração.

Quanto ao jogo em si, não existia uma grande expectativa. O Grêmio recém rebaixado ainda tenta se adequar à nova realidade e teria apenas o seu segundo jogo com Roger Machad

Superação e Esperança: Senegal no Topo do Pódio

No último fim de semana, os amantes do esporte puderam assistir o encerramento da Copa Africana de Nações, torneio que acontece a cada 2 anos reunindo as melhores seleções do continente africano. Nessa edição, o título ficou com a equipe de Senegal, que venceu o Egito nas cobranças de pênaltis após um 0 a 0 no tempo regulamentar.

Infelizmente, em decorrência do preconceito exacerbado, que não é uma novidade, a prática de tal esporte no continente é pouco respeitada e muito menosprezada por pess